Relatório mensal: Janeiro 2021

Nathaniel Lawrence
2 min readApr 12, 2021

Caros apoiadores,

Esperamos que este novo ano tenha começado bem e com bastante esperança.

Nós da Crédito Social começamos 2021 muito focados no aperfeiçoamento da solução de gestão que oferecemos — criando ferramentas de controle de caixa e de estoque no dia-a-dia para quase 20 milhões de microempreendedores no Brasil.

Após uns meses nos sentindo mais distantes do problema principal que pretendemos resolver graças às questões administrativas e burocráticas, este processo atual tem sido uma oportunidade muito gratificante de pôr mãos na massa juntos com os microempreendedores novamente.

De forma muito resumida, estamos digitalizando os caderninhos dos nossos clientes e montando dashboards para eles poderem organizar, entender, e aproveitar os dados do seu negócio.

Estamos coletando dados em uma escala micro que até hoje realmente não existia no Brasil. Pelo menos, não existia de forma digitalizada ou centralizada. Para entender o quão gritante é este vácuo, basta rever uns dados em uma escala macro mesmo.

A economia brasileira é composta da seguinte forma.

17 milhões de micro e pequenos negócios:

  • Representam 99% dos negócios no Brasil,
  • Fornecem 52% dos empregos, e
  • Pagam 41% da massa salarial.
Crédito total no Brasil até setembro de 2020
(Banco Central do Brasil)

O mercado de crédito no Brasil até setembro 2020, somava R$3,8 trilhões (51% do PIB). Apesar dos micronegócios representarem uma porção tão enorme dos negócios brasileiros, a torta de crédito se dividia da seguinte forma.

Parte fundamental da nossa tese na Crédito Social é que essa desigualdade no acesso ao crédito se dá pela falta de informação e dados financeiros dos micronegócios pois, sem eles, é impossível aos bancos avaliarem o risco do crédito que lhes concederiam. É por isso que priorizamos tanto guiar os microempreendedores a organizarem suas informações e controlarem seus negócios.

É por isso que vemos tanta importância e valor no aplicativo que desenvolvemos para tornar mais eficiente a gestão do microempreendedor. Acreditamos que servirá como uma ponte mesmo, levando uma solução de controle de caixa e estoque em escala micro a realmente resolver também um problema macro: a falta de acesso a crédito no Brasil e, quem sabe, em várias outras economias emergentes.

Essa visão é o que nos leva a buscar uma empatia sem paralelo do microempreendedor, para que possamos continuar interagindo com ele de uma forma muito pessoal, seja em qualquer escala que formos operar. É o que fará este processo tão granular de desenvolvimento do nosso aplicativo valer tanto a pena em todas as escalas necessárias.

Basicamente, nos últimos dois meses, decidimos trabalhar com um grupo pequeno de clientes, nos mergulhando na escala micro, para poder descobrir como aperfeiçoar uma solução que resolverá não apenas os problemas individuais dos microempreendedores, mas um problema econômico global também.

Agradecemos-lhes pelo apoio nesta jornada.

Não vejo a hora de compartilhar em mais detalhe os resultados deste trabalho atual.

Até breve.

Um abraço,
Nathaniel

--

--

Nathaniel Lawrence
0 Followers

CEO, Crédito Social—Informing an inclusive global economy | Informando uma economia mais inclusiva